
O que é BPO Financeiro?
Quais as vantagens do BPO Financeiro em minha empresa?
Os microempreendedores individuais e as micros e pequenas empresas geralmente atuam com uma estrutura muito enxuta e focada no negócio. Os empreendedores de diversos ramos de atividades – saúde, comércio, alimentação, prestadores de serviços, entre outros – e, caso não tenham nenhuma formação em finanças, não tem a competência técnica para dominar e fazer deste tema uma coisa simples. E por vezes, não existe tempo para rotinas que geralmente são diárias e burocráticas.
A contratação do BPO Financeiro é extremamente complexa e muda constantemente. Somente alguém capacitado e dedicado o suficiente pode conseguir dar conta das alíquotas, exceções e regulamentações que fazem parte do convívio diário de um financeiro ou contábil. Nestes processos, os erros podem custar muito caro para um micro ou pequeno negócio.
No geral, as vantagens de terceirizar a sua gestão financeira é a mesma do que quando se terceiriza a contabilidade, por exemplo. Sempre que essas duas técnicas estãojuntas, quem tende a lucrar é a empresa. As principais vantagens de terceirizar o BPO Financeiro são:- tecnologia apropriada com custo justo;
- profissionais especializados fora da folha de pagamento;
- inviabilidade de ter um setor para essa atividade;
- suporte legal em questões financeiras, tributárias, administrativas, de pessoas;
- possibilidade de atuar 100% no core business, recebendo informações gerenciais de qualidade diariamente
Ter um BPO Financeiro a sua disposição, pode ser muito vantajoso. Uma empresa saudável e com informações gerenciais na mão toma melhores decisões e acelera o seu crescimento em todos os aspectos.
Agora que entendemos os benefícios do BPO Financeiro, vamos traçar um plano para implementá-lo com sucesso em sua empresa.Como realizar um planejamento do BPO Financeiro com a Stella Contabilidade?
Passo 1: Inicialização
Passo 2: Manutenção da operação
– controle de contas a pagar e receber;
– Agendamento de pagamentos;
– Emissão de notas fiscais e cobranças;
– Identificação, validação e armazenamento digital de documentos;
– Conciliação bancária;
– Elaboração do fluxo de caixa e demais demonstrações financeiras;
– Análise das informações gerenciais e indicadores.
Passo 3: Suporte estratégicos permanente
Uma amostra dessa sinergia se dá na emissão das demonstrações legais acompanhadas de relatório gerencial com percepções sobre o histórico e a saúde financeira da empresa, antevendo possíveis problemas e oportunidades. Outro exemplo é se antecipar aos fatos fazendo intervenções pontuais que garantam a possibilidade de mudança de rumo de acordo com o mercado ou alterações na legislação.
Compartilhe



